ANTÓNIO PINTO - FOTOGRAFIA
antonio pinto

CONTACTO

Telemóvel: 917548577
Telefone:   229559011

logo

O   SEU   MONITOR   ESTÁ   CALIBRADO ?

     Muitas vezes as imagens visualizadas, quer da Internet, quer dos nossos dispositivos digitais, são visualizados de forma muito diferente derivado da imensidão de factores de visualização. Para além de diversos e diferentes programas (Software) muitas das vezes interpretarem os "códigos de côr" de forma diferentes ( trabalhando em "espaços de côr" diferentes, das diferentes condicionantes fisicas de iluminação envolvente, o Monitor (Hardware) é igualmente um dos factores que manifestamente faz divergir a observação de imagens.
    Não é intenção final a correcta calibração do seu monitor, pois isso implicaria mais operações (que sempre pode e deve tentar efectuar), mas aqui tão sómente poder eventualmente alertar para essa situação.
    Podemos sempre de uma forma muito rápida e prática, avaliar e eventualmente corrigir o brilho e contraste do seu monitor.

    Na imagem acima tem uma escala de cinzentos de 11 tons ou níveis de cinzento. O seu monitor deve estar ajustado em relação de contraste e brilho por forma a que consiga ver os 11 tons de cinzento distintamente.

      A titulo de exemplo, se não distinguir os tons mais brancos, o seu monitor está demasiado claro, por contrário se não distinguir o tons mais negros, o seu monitor está demasiado escuro.

      Se por exemplo, não distinguir simultaneamente nem os tons brancos, nem os tons negros, então o seu monitor estará com demasiado contraste.

    Igualmente não deverá ver qualquer cor na imagem com a escala de cinzentos (por isso se chama de cinzentos). Se existir qualquer tom de cor, (verde, vermelho, azul,ou outro combinado) o seu monitor precisará de ser calibrado por forma a que sómente veja os tons de cinzento.

    ESPERO QUE LHE TENHA SIDO ÚTIL - Obrigado pela sua visita

    CONTACTO

    Telefone:   (+351) 229559011
    Telemóvel: (+351) 917548577
    © 2010 - ANTÓNIO PINTO - fotografia - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©